sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Infância


Onze Anos!!

Eu ajudava a pegar sorvetes no bar perto de casa, Bar do Seu Quiriu. Era eu mais umas quatro meninas, chegávamos com uma sacolinha. Uma conversava, a outra perguntava, uma outra distraia, e alguém abria a geladeira, e perguntava o preço, e coitado do Seu Quiriu... nem sabíamos o que era dinheiro. Íamos tomar sorvete ali perto mesmo, na Kizaemon Takeuti, Pirajussara; inocentes, querendo refrescar do calor, se aventurando na falta escolar.
E lá pelas tantas, na primavera, eram as rosas da vizinhança; haviam flores na redondeza; com sabor de aventura da infância.
O bar? Era do Seu Quiriu, virou Bar do Afonso, que tinha o chiclete adams; que virou o Fecha Nunca, e.. e agora, deve ser algo da esquina, da saudade da infância...



quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O Que Fazer?

Vamos fazer estrogonofe!!


Após matutar na frente do computador e fazer e refazer milhões de contas, e não chegar a nenhuma conclusão de como pagar as dívidas, o que fazer?
Vou pra cozinha.
Abrir a geladeira pra pensar.

Pronto, tudo resolvido, fazer a janta e me alimentar pra pensar melhor nas saídas!!

Sempre tem uma saída.

"O coração de quem nunca desistiu, é sempre jovem." Trecho do texto da peça, "Ensina-me a viver."
 da Glória Meneses.


Ta feito, e ficou demais!!!

domingo, 20 de setembro de 2015

Esse momento



Nem sei se o título seria esse "esse momento". Mas tenho ficado mais angustiada agora, com tanta violência.
E a violência que falo é de todas as formas. E a principal delas é o valor da vida.
Que se perdeu, ou, quem sabe, a um bom tempo não se sabe se tem.
O que te leva a matar o seu próximo? O seu filho? O seu Pai? A sua mãe?
O cara ou mina que bateu no seu carro? Ou a pessoa que discordou da sua opinião?
O matar está ebulindo e contagiando. Contagiando nas formas, na maneira de simplesmente tirar a vida do outro.
E está presente em todas as Zonas da cidade.
É bem verdade que algumas em algumas Zonas acontecem mais que em outras,
e ocultadas (Zona Sul). Essa morte é pior? Não sei qual delas é a pior.
Os assassinatos ou o banalmente matar o outro.
Mas o que sinto, é que matar é muito fácil. É o exercício do seu poder, da sua ira, de toda a sua raiva, naquele momento.
E minha angustia é pra essas mortes da família do companheiro, companheira, amigo, amiga; falo do cidadão comum; do trabalhador; do empresário;
do pobre; do endinheirado.
A conversa, a discussão, a troca de ideias, de opiniões alheias, ficou à mercê, parou.
A solução é imediatista.
Penso que de tudo isso falta o amor. Mas atrás desse amor está também o descaso com o próximo.
O mundo está girando mais rápido às 24 horas diárias.
Amor, amor, meu amigo, exercer o perdão, aceitar as desculpas.

Mais abraços, mais atenção, mais ouvir.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Eu




"A partir do teatro e da poesia é que conheci a verdadeira arte de brincar com a vida."


sábado, 27 de junho de 2015

E o Colorido Prefalece!



Internacional
Direitos LGBT
Suprema Corte dos EUA reconhece legalidade do casamento gay
por Redação — publicado 26/06/2015 12h09, última modificação 26/06/2015 13h13
Em decisão histórica, a Corte máxima dos Estados Unidos legalizou o casamento gay em todo o país e obriga estados com legislações contrárias à união de casais do mesmo sexo a aderir à nova lei
Mark Wislon/ Getty Images/ AFP
Ativista comemora a legalidade do casamento gay em frente ao prédio da Suprema Corte americana
Leia também
A Suprema Corte norte-americana legalizou nesta sexta-feira 26 o casamento gay em todos os estados do país, após duas décadas de discussão sobre o tema. A decisão foi celebrada por ativistas no lado de fora do tribunal.
Segundo a instância máxima da Justiça dos Estados Unidos, é inconstitucional uma lei federal que define o casamento como "a união entre um homem e uma mulher". Com isso, a legalidade do casamento gay é assegurada no país. Além disso, os juízes argumentaram que a proibição do casamento entre duas pessoas de mesmo sexo afronta a Quinta Emenda da Constituição, que estabelece que as pessoas são igualmente livres.

A decisão histórica obriga todos os estados que possuem leis proibindo o casamento gay a reconhecê-lo. Antes, o casamento entre pessoas do mesmo sexo era proibido em 14 estados norte-americanos. Na Suprema Corte, a lei foi aprovada por 5 votos a 4.
O presidente Barack Obama disse, em sua conta no Twitter, que a decisão da Corte "é um histórico passo à frente para o casamento entre iguais", com a hashtag "o amor vence". Em 2012, Obama mudou sua posição a respeito do tema. Antes favorável apenas à "união civil", Obama passou a defender o casamento gay.



http://www.cartacapital.com.br/internacional/suprema-corte-dos-eua-reconhece-legalidade-do-casamento-gay-2484.html

terça-feira, 3 de março de 2015

Novo Ano, 2015

Começo de ano, começa depois do carnaval.
É assim se você quiser.

Aqui ta passando, gostosinho.
Receitas, criações, degustações.

Arrumação. Faxina.
De dentro pra fora.

E a casa vai ficando limpa.

http://www.puntospacca.net/news/tips-saludables/

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Desperdício

Detesto desperdício.
Fico imaginando o quanto de gente que passa fome.
E quando estou na cozinha, fazendo uma comidinha, só fico a pensar.
Vou jogar isso fora? O que daria pra fazer com esse "resto"?
Penso em todas as cascas, juro que penso... Um dia chego lá!!
E quando realmente jogo fora, beijo a comida, peço perdão,
Por ser tão ignorante, por não dar valor...
E hoje, quase jogo fora um arroz, aquele arroz mal feito. Mal feito por você!!
Ele estava cru, e uma outra parte, grudento. Aveee, tava ruim..rs.
A primeira coisa que pensamos é, jogar fora, né?
Mas realmente me parte o coração jogar coisas fora.
E parei pra pensar, e imediatamente quando estava com o lixo aberto...
Pensa Dora, paraa, não joga fora, pensa em algo, usa a criatividade.
Bom, pensei, e vou fazer bolinho de arroz.
É fácil!
Pega esse resto de arroz, junta 2ovos, e todos os temperos que você gosta.
Põe um pouquinho de farinha de trigo, e...
Tá pronto para fritar!



Para ilustrar a dor do desperdício!!!
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_268168.shtml 

Que desperdício!

O Brasil é um dos países que mais jogam comida boa na lata do lixo. A revista Saúde engrossa a corrente contra esse comportamento chamando a atenção para os nutrientes escondidos nas cascas e nos talos desprezados





domingo, 6 de julho de 2014

Indo...



 
 
"...é aquela coisa estranha de querer

que o tempo pare

naquele instante.

fechar os olhos e lembrar de momentos

e repassar cada toque..."

quarta-feira, 12 de março de 2014

FRIDA!



Esse ano o Brasil vai receber pela primeira vez uma exposição inteira dedica a Frida Kahlo.


A previsão é de que “Frida Kahlo- suas fotografias” entre em cartaz dia 17 de julho no Museu Oscar Niemeyer, localizado em Curitiba (PR).  O museu será o único a expor a mostra que conta com a curadoria de Pablo Ortiz.
http://catracalivre.com.br/curitiba/inedito-brasil-vai-receber-exposicao-de-frida-kahlo/






“Nunca pinto sueños o pesadillas. Pinto mi propia realidad.”


domingo, 2 de junho de 2013

Inveja


Eu amo voltar prá cá.

Mas também amo estar lá.

Quando volto prá cá, ta em constante mutação.

E lá, ta igual. Mas ta diferente.

Mundos diferentes. Momentos.

É uma inveja estar.

Mas é uma vontade de querer vir.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Proteção

Salve todos os guias
Salve meu Pai Oxalá
Salve Santa Bendita
Salve meu orixá
 
Nanã, Nanã, Nanã
Minha protetora
E do meu lar
Nanã, Nanã, Nanã
Minha protetora
E do meu lar
 
Salve a vida
Salve a Terra
Ôhh, Bendita
Salve o Céu
Salve o Sol
O mundo de todo o mal.
 
 
Nanã, Nanã, Nanã
Minha protetora
E do meu lar
Nanã, Nanã, Nanã
Minha protetora
E do meu lar
 
 
Salve o mar de Iemanjá.

sábado, 9 de março de 2013

Fevereiro

À você, Fevereiro, que passou rapidamente...

Com tantos acontecimentos, como outro qualquer, mas por mim, aqui, foi deixado.

Favo
dE
Vacilo,
mEl
Retirante
dEste
Imenso
Radar do
mundO.

Esqueci e lembrei!!




quinta-feira, 10 de janeiro de 2013



O tamanho da felicidade é medida por?

Nada.

Seu momentos.

Pensamentos.

Nossas cabalas.

Êxtase.

Instantes.

Ontem, nada.

Hoje? Menos.

Mas com

Prospecção.

Enamorando.

Conjecturando.

Emudecimento.

Marasmo.

E volta.

Anexins.

Distribuídos nas noites

Mal dormidas.

Molhadas de suor

Da gota do seu pensar.

E meia, e meia, hora,

A felicidade bate

Te perguntando o que quer?

E você?

Se questionando onde vai.

Querendo chegar onde

Se pensou.

Imaginou e sonhou nas inebriantes luas.

Seu ciclo levou

Até aqui?

Te levará a muito mais.

É só confiar.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Um dia

 
Seu mundo parou naquele dia por horas.
Foram multiplicadas pelo tempo da história de suas vidas.
Que foram passando, e ela se deliciando ao ouvir.
Se apaixonando pela pessoa, pela vivência, pelo caráter,
Inteligência, e seus beijos.
Macios como plumas.
E era tanto calor no inverno da sua barriga, que seus olhos suavam.
Foi relaxando, se deixando penetrar nos pensamentos,
E falando de assuntos que apenas pensava alto.
Deixou-se levar pela leveza daquele momento.
Inebriada com peculiaridades de cada narração.
Em sua cabeça passavam flashes que ainda nem existiam.
Á água de suas bocas os alimentaram.
Quando ele se despediu, ela ficou repassando,
Lembrando, totalmente absorta. E para não perder
Nada, resolveu escrever suas sensações.
Mas preferiu dividir apenas uma parte.
A outra, ela resolveu deixar para seus devaneios noturnos.
Que por algumas noites, tornaram-na soturna de saudade.
Cada pedaço do tempo lembrado esvaia, distanciava...
Assim, preferiu deixar alguns enleios pra outra ocasião.
E ia ouvindo música, cantando, dançando
A levada da balada diária.


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Aos Familiares e Amigos

É tão bom estar entre os nossos, né?
 
É assim que me sinto quando estou com vocês.
Cada um tem um cantinho especial no meu coração.
Este 2013 é um ano de renovação, assim dizia a manicure quando escolhi pintar as unhas de azul.
Acreditei nela.
Do seu, talvez, real significado, peguei essa parte:
...” A cor azul estimula a criatividade. É a cor preferida de grande parte do povo ocidental.”...
Fiquei mesmo com o verbo.
E quer dizer que teremos muita coisa boa em nossas vidas.
Renovar nem é esquecer ou deixar prá lá as coisas velhas, antigas. É
Poder pegar o que aprendemos juntos, com os amigos, a família, e fazer disso
Um dia melhor, um mês melhor, um ano melhor.
É deixar passar nossas ranzinzes(é assim que escreve??sabem? velho ranzinza? É isso que quero dizer),
Deixar a água levar um pouco nossos maiores medos e angústias.
Renovar nosso guarda-roupa e dar aquilo que nem usamos e nem pensamos em usar quando acabamos de comprar.
É abrir nosso coração prá quem nem imaginávamos.
E ouvir o som do nosso coração, da nossa sensibilidade, nosso feeling.
Sei que podemos fazer diferente. Tudo.
Essas são as vozes que soam nos meus ouvidos agora e no que estou acreditando.
E como vocês fazem parte disso tudo, precisava dizer que desejo tudo isso prá vocês também.
Meu guia é minha cabeça, mas sem meus amigos e família, chegarei a canto algum nessa vida.
Por isso, Amo Vocês.


terça-feira, 11 de dezembro de 2012

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Janeiros? Pirou??(póstuma)



Quero estar na minha memória póstuma para ouvir todas as homenagens.

Como é bonito!

 

O póstumo é esplendoroso.

Homenagem daqui

E dali.

 

Todo mundo lembra.

Lembra do passado,

Do futuro próximo,

Da infância.

Tudo que você fez de bom,

Do que falou,

Do que deixou em vida.

São dias e dias contáveis

E bebedeiras.

Chororô.

 

Muito chororô(sem recentimento...).

E passam os dias.

 

Mas você não ta aqui prá vê toda

Essa beleza.

Já foi.

 

Quem ta aqui vê tudo isso.

E comemora.

E faz junto.

E dá ideias.

Se diverte e ri.

Até ri!

 

Todos riem no choro.

Na saudade.

Na vontade.

 

Comentei com Betinho.... meu irmão.

Falávamos do Sócrates, jogador de futebol,

Ao qual iniciei esta escrita.

 

“os miseráveis”, Lindo filme:

“Quero lhe dar tudo e a vida

Aqui

E se aqui não puder lhe dar

Onde poderei?”

“Alguém que confiou em mim

O meu caminho, o caminho de minha vida

Pode ser que meu caminho tenha sido você

Ou minha própria vida

O meu caminho

É”

...

 

Os póstumas será o que eu quero vÊ

Saber

Descobrir.

13/03/12 e muitos outros


 
O ar da felicidade:

muito bom respirar.

É o teu momento

 
            Felicidade tem respiro

Tem tempo

Está no vento

 

Mas é bom compartilhar

Torna mais gostosa

 

Entra e sai

A felicidade

É estranha

 

Começa e acaba rápido

Este tempo

É um tempo longo

Fração, horas

E curto

 

To feliz com

Assinatura

 

Feliz

aqueleE que se

Liberta da

Impaciência, da

Clausura e da

Impossibilidade

De

Amar

D

E

...

Amanhã??


Feliz

Atitudes, ações

Mas também, receios

Angústia

Temerosa

Mistura de sabor e dor.

Quem é que sabe o amanhã??

Freud quem disse


Idiota é aquele que segue uma ideia sem analisar suas nuances.

Todos os entremeios estão ali expostos, e você nem vê.

É obscuro porque você está cego.

E a cegueira te deixa inerte.

Te faz perceber todas as estrelas brilhando,

Que na verdade, são nebulosas, porém, sua idiotice

Te faz crer no que não existe.

Buuuhhh!!!!! rsrsrs

É assim quando se é flutuante, quando não se vive

No plano terreno e se deixa

Envolver por brilhos que surgem no dia-a-dia.

É querer ser enganado sem permitir deixar a razão

Cuidar da situação.

E olha,

A razão tá sempre presente.

Mas também, idiota, pois te faz feliz.

E no momento da felicidade, você não pensa em nada,

E aquela razão deixou de existir.

Vem à tona a luxuria, a entrega.

E você nem percebe que este instante é passageiro.

Dura o tempo daqueles minutos e, as vezes, poucas horas.

A vida é esta realidade louca e gostosa.

Em que o prazer pode durar o tempo que durar,

E esse tempo não é medido pelo que você espera.

Então, sem pestanejar, jamais espere algo.

A expectativa destrói todos os instantes passados e vividos.

Ela arrasa tudo que se foi e aproveitou.

Gere apenas o presente,

Que é aquele das próximos horas? Não!!

Este, nem você, nem ninguém saberá!!!