sábado, 24 de março de 2018

Mutabilidade



Assistindo Soberania - Como Recuperar Teu Duplo ("Doble Tu") - Entrevista com Johnny Guzmán p/ Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=5D8qdnIhOgs&feature=youtu.be
Participação do meu(nosso) grande amigo, Binho!!

Me veio a cabeça a palavra Mutável!

Brigo comigo e não brigo comigo quando penso que mudo de ideia, de desejo, de opinião quase que a todo momento.
Eu tenho uma certeza absoluta agora, e daqui a alguns instantes não a tenho mais.

Por outro lado a teimosia entra em conflito com isso, porque sou teimosa. E teimo, dizendo que aquilo eu tenho certeza que é isso ou aquilo. Ou, talvez, não. Hoje em dia tenho menos isso.
Mas tenho.

Na verdade eu acredito muito em mim. Naquilo que penso, e muitas vezes descarto o outro.

Mas pensando mais geral, com um tanto de exemplos, sou dada a ser mutável a cada momento.
O que é melhor?
O que quer agora?
Se eu posso decidir algo para alguém, o que decidir?
O que saber o que é melhor para o outro?

Talvez tudo isso porque temos muita, enorme poder de livre arbítrio, e isso nos assusta.

O que implica, então, sua decisão? Quer seja ela pra você ou outrem?
As duas terão implicações, tanto pra você, que pode ser também pra quem está mais próximo á você, ou, no outro, aquele, reverberar pra muito mais gente.
E quem decide, quem diz que vai ser bom?

Daí, talvez a pensar que as consequências virão, seja qual for sua decisão nesse instante.

E tudo isso me faz pensar no tempo. Que tempo é esse segundo, milésimo, que você decide, que pensa, e que muda, ou não muda, em dizer, fazer, agir, com algo?

Porque o tempo não volta. Ele só vai. E há como controlar o tempo?

Esse tempo é a medida entre o que fazer e não fazer, daí feito, vai ter todas as sinapses, ligações com a sua volta.

Talvez pudéssemos desenhar a ramificação de um decisão e fazê-la com o tempo.

Podemos pegar exemplos variados, como:
Você decidiu que hoje a noite vai a festa/baile/bar X:
Quem vai? Vai com alguém? Chamou alguém?
Cada uma dessas respostas vai estar associada a uma pessoa, conhecida ou não, e esse encontro, esse momento pode expandir um gama de emaranhado num tempo, num momento, numa decisão, de, por exemplo, ir até balcão e pedir algo pra beber, e naquele instante conhecer alguém? Que vai ser seu amigo, seu desafeto, esposa... uma infinidade de ligações podem ocorrer.

Daí a pensar na mutabilidade, no tempo, que corre.

E chego a pensar, sem muita convicção, que podem ocorrer proporcionalmente.

Por outro lado, depois dessa firmeza na fala, vem o paradoxo de si mesmo.

Porque você poderia dizer, eu também posso dizer: que se dane (sem dizer que o que se dane signifique que você nem está aí pra isso ou aquilo. Simplesmente, que se dane).
E decide, e vai.
Nem faz reflexões de que essa decisão, esse momento pode acarretar algo a alguém.
Porque a sua decisão está pautada no que você quer.
E a partir do momento que você decidiu, não dá pra se preocupar com o que seria, com o que poderia ter sido, se tomasse outro rumo.

O Paradoxo pode ser a culpa.

A culpa pode nos fazer repensar no momento exato da decisão que será ruim aquilo, ou, que será muito bom, e você nem quer deixar aquilo ser tão bom.

A culpa da decisão tomada vai martelar na sua cabeça como uma bomba. Como um ácido no seu estômago.
Essa sua mutabilidade, essa tão formosa forma de lidar, em que pensa, decide, e já pensa ao contrário, é seu "calcanhar de Aquiles".
Porque talvez a sua insegurança faça você não ter naquele tempo, naquele instante a sua certeza.
E essa sua incerteza de que será bom ou não será bom, pode te deixar culpado, e te faz mudar de ideia a cada momento, ser um mutável.

Só sei que nada sei!!
Dora Nascimento

Será que Guimarães Rosa quando falou algo assim estava filosofando em Platão, em Sócrates?
"Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa." Guimarães Rosa


..............xxxxxxxx..............xxxxxxxxxxxxxxxxxx..................xxxxxxxxxxxxxxxx

...............
A partir de 1h59h49, do vídeo:
Mas também, quem disse que a gente tem que se apropriar? Ter?
Porque nem seria somente usar?
Sem ter a necessidade do ter.
Será que estamos induzidos ao TER? ter a Casa, que é, acredito, para o Brasil algo que nos norteia desde a barriga da mãe?
Porque o Sistema nos diz que temos que ter a casa própria; mas ela é para toda uma vida, a dívida é até seu desfalecimento.
Então, porque devemos ter?
Será que poderíamos usar pelo período que aqui estivéssemos?
E por esse período dispor um valor? E ser tão quão atendido na essência do que é bom viver, com dignidade?
A dívida surge do nada? Surge desse envolvimento que você colocado? Daí, faz dívida, trabalha, paga, trabalha, faz dívida...

Muito bom, Gislene Nogueira!!

.........................xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.....................

"Assim, esta dissertação tem como tema central os
incêndios entendidos como criminosos cometidos no Rio de Janeiro oitocentista."

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Idade


Idade

Quando que se pensa que se está envelhecendo?

Já se perguntou?
Tá sentindo que tá ficando velho?
Mas, que parâmetro é esse?

Com quarenta, cinquenta, sessenta, setenta, oitenta?
Essa idade pode estar relacionada com a sua vivência,
Com os filhos que você tem,.
Com a vida que você tem.

E partindo daí, se pode pensar: estou ficando velho, velha.
E acredito a coisa vai pegando mais quanto mais você pensa.

Veja, se você tem quarenta e se compara com alguém de oitenta,
Quem está ficando velho?
Supondo que as duas pessoas tiveram suas vivências, seja com relações de trabalho, com seus companheiros, amores, desamores, filhos ou não;
Estas duas idades podem estar muito, mas, com muito medo de ser velha, de estar ficando velha.
De pensarem que nem podem fazer mais as mesmas coisas.
De criar inúmeros subterfúgios pra sair pela tangente, e ir vivendo o que se acha, ser o melhor pra si e para os seus.
E pode até ser, ok?!

Mas quando iremos nos perguntar o "e se não"?

E se eu encarar?
Que posso ainda fazer o que quiser? Quando quiser, e como quiser?
Sem se preocupar com... seja lá o que for?
Com o que se preocupar?
Com a morte!
Com a doença!
Com a falta de recurso para os seus e pra si!

E tudo isso acima, são suposições, pois poderia ser colocado em outro viés.

Mas a ideia agora é pensar quando é que agimos e pesamos em estar velhos o bastante pra não agirmos ou nem fazermos.

Então, talvez seja para a idade que você esteja.
E talvez nem entendamos o que se passou com o outro, tendo dez, vinte ou trinta anos a mais que você.

E estas pessoas podem ser seus parentes, sua mãe, seu pai, vizinhança, colega de trabalho, qualquer pessoa.
Ela terá suas agruras. Comumente, só com ela mesma, possivelmente discutindo num almoço, no boteco, no palco, e por aí vai...


OBS.: pensando aqui com meus botões sobre um passeio que quero fazer com mãe e tio, de 80 e 76 anos, respectivamente, e todos os empecilhos possíveis me colocaram par não ficar fora de casa dois dias.

sábado, 20 de janeiro de 2018

Sarau do Binho

Dá Licença? Posso?
Aí, vai!!
Queria mandar aqui procês umas coisinhas que vem sendo escritas desde 2010.
Momento que veio vindo um desabrochar, após ficar comungando com esse 'poeteiro'; esse povo lá das escritas, que a gente nem sabe direito como é, mas, vai copiando um cadiquinho alí outro acolá, e a coisa vai tomando forma.
É por causa desse povo, sim, que a gente vai se alimentando de palavras que diz no dia a dia.
E a prosa vai saindo; devagar, é bem verdade, mas sai.
E a gratidão?
Oia, é tanta, que nem cabe no meu pequeno coração.
Zoia aqui um pouquinho quando quiser!! (esse blog)


Obrigada aos meus primeiros passos, bem verdade que começou lá em 96, na época que Toninho se candidatou e a Sandrinha se casou.
Tava alí, na beira da esquina do Cemur, cheia de sacolas, eram presentes pra minha irmã, Sandra, que tinha se casado. E fui olhando aquela praça sem coreto.. e começou.
Passou um tempinho, tempão, sô!!! Mas foi indo.

Obrigada, Binho, Suzi, e todxs esses poetas que ouvi e li, que foram me fazendo forte cada dia um pouquinho mais e me fazendo sair de mim.

https://www.youtube.com/watch?v=KJSYm7upcX4
Escrevi isso quando o Busssando morreu, nem conhecia o cara, mas fiquei tão triste...

https://www.youtube.com/watch?v=HpmU69KgJgo
Emoção total, foi quando saiu o livro da gente, aiii, amei tanto!! Obrigadaaaa.

" PRIMEIRO" DO I°FESTIVAL DE POESIAS DO CAMPO LIMPO


Cabelo


Idos.

Nem sei qual era a idade, mas o desejo, lembro.
Era que quando tivesse mais velha fosse pintar cabelo de 'loira'.
E naqueles instantes do pesamento, o mais velha era mesmo mais velha.Era algo bem distante daquele momento.

Pensava que iria ter o cabelo curtinho e pintar de louro.
Pode?
Podia e pode!!

Bom, passado aí uns quase vinte anos, estou num preparo pra deixar verde e rosa. Umas cores que tenho experimentado desde a FELIZS  de 2015, e tenho gostado bastante de colorir. A começar pelo cabelo.



quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O Fio da Vida

O Fio da Vida
Em "Morte e Vida Severina", o fio da vida tece, e vai se afinando cada vez mais. Cada passada de perna; um soslaio;... e lá se foi mais um derradeiro suspiro.
Vai esvaindo devagar.

Em dias contemporâneos, pode ser quase assim também.


Então, muita Gratidão à Vida hoje. Gratidão  a família de sangue e a família que vem à nós com muito amor!!



....
 E ouvi essa música ao ver as fotos lá de Calhaus/RJ!!
Fagner, Cebola Cortada

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

A vida por um fio... um rodapé!!

A vida por um fio...  um rodapé!!
15/01/18

Nem sei direito como to me sentindo. Pela manhã correu algumas lágrimas, o nó na garganta foi grande. Mas em seguida, tinha que resolver as coisas e não podia chorar.

E foi assim, antes durante e depois...
Preocupação em levar meu Tio pra fazer exame na Vila Carmosina, Ame, número 400. Exame que fora marcado na sexta-feira, dia 12 de janeiro. Mamãe entendeu sábado a noitinha que era longe, falou com Beto. Domingo falaram comigo. E toca achar alguém pra levar, um Uber, preferência amigo.
Silvana, amiga da Lídia foi conosco. Deixou-nos no número 400. Aqui, vale dizer, se talvez tivéssemos olhado o documento com mais atenção iríamos ver que o número do local era 177. Tava escrito lá embaixo, no rodapé.
Silvana já tinha ido estacionar o carro quando percebemos, quando atendente nos informou e este, disse que era perto, dava pra ir a pé. Começamos a conversar se dava pra Geraldo ir andando ou não, isso, já caminhando pra rua em direção ao local correto.
Estávamos andando devagar e ainda pensando se íamos chamar a Silva, quando por volta de 6h55 para um carro no meio fio rapidamente, sai um cara do carro com arma em punho, na minha direção e pedindo celular e o que mais tinha. Entreguei as duas bolsas que estavam comigo; e ele foi pra cima da minha mãe, ela se encolheu na parede, com cara totalmente assustada e dizendo, aqui só tem remédios, nesse momento eu disse entrega a bolsa, mãe, e o cara pediu de novo, e novamente ela disse que tinha remédio; eu pedi calma e disse que só tinha remédio. Meu Tio estava próximo a ela e assustado, querendo começar um choro. Ele entrou no carro me olhando, e eu chamando minha mãe e tio pra entrarmos de novo no AME da Rua Santa Marcelina. Muita gente gritando por ali, porque ele continuou o assalto. E nós? Geraldo chorando, mãe querendo chorar e preocupada com Geraldo, e eu preocupada com os Dois.
Estamos Vivos, isso que importa.
Detalhe é que nesse meio tempo avisei Silvana que o número era no 177, mas o eles já tinham levado nossas coisas e Silvana tentando falar comigo. Quando chegou até nós me mostrou que o assaltando tinha mandado uma msg pra ela do meu celular perguntando onde ela estava. Nesse momento, Silvana também fica super assustada pois acreditava que era eu que tinha enviado a msg. Fomos pro número correto e tentar agilizar o exame pra dar conta de ligar pra polícia, cancelar celular, cartão etc.
Ligamos pra casa, falei com meu irmão, avisei. Várias ligações, usando o celular da mamãe, que tinha ficado na bolsa dos remédios. Lá pelas 8?, acho, liguei pra casa e Amanda me disse que a Polícia tinha ligado pro Beto e ja tinham prendidos os assaltantes, eram dois, e que os pertences de todos estavam na delegacia. Era pra todos nós irmos pra lá.
Nesse momento eu estava na sala administrativa do Hospital Santa Marcelina e quis a começa chorar, mas engoli o choro.
E pelas 8h30 começaram a chegar todos na delegacia. Mamãe e Geraldo consegui liberar e foram pra casa.
Emoção a flor da pele de uma moça que chorava, outros falando, contando como fora que tinha sido, e cada um contando o seu momento.
Tudo começou na quarta, dia 10/01, quando roubaram o carro Celta do José, trocaram a placa... E nessa data os assaltos foram pelo ponto de ônibus, na calçada, na porta de um bar, foram nove pessoas no total.
Todos demos depoimento, tivemos que reconhecer os assaltantes através de um buraco uma porta, onde estavam presos.
Eu não conseguia lembrar o rosto dele, não conseguia lembrar que o carro era vermelho. Ficou na cabeça o revolver, a cor cinza.
A mãe de um deles estava lá, e eu e mais umas duas pessoas ficamos até comovidas com seu choro, mas ninguém quis chegar mais perto, falar. O Pai e o irmão também estavam lá, o irmão, de uns 13 anos, chorou, o pai, ao final, pegando pertences do filho, contaram, que quebrou todinho o celular dele. O outro, não sei dizer nada. Mas foi doloroso pensar naquela mãe ali chorando, mas também pensar nosso pavor no momento do assalto, uma mistura de sentimentos.
Saímos da delegacia umas dezesseis horas.
E o tempo vai passando e gente vê como tudo pode acontecer num dia, numa hora, num segundo, e tô aqui contando a história. Foi um dia muito longo, de muitos questionamentos e de muita Gratidão à Vida, a Deus!!









quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Preposições e Artigos


Tava aqui fazendo um trabalho, e no decorrer, umas das coisas, era digitar o nome.
O nome da pessoa, sabe??


Pois bem, gosto mesmo é de nome sem preposições e sem artigos!!

Os nomes com os dos das de do o a e, nem ligo.


Bom mesmo é sem isso.

Eu você aquele!!

Nome sobrenome e pronto!!

domingo, 19 de novembro de 2017

Positivo?

As vezes eu me pergunto sobre meu lado todo "alegre" e "positivo", minha forma de ver, falar, e enxergar a vida, as pessoas.
Aíii, em alguns momentos me questiono sobre isso, essa forma.
E mesmo que eu me possa me contradize, e faço isso um tanto de vezes....
Meninas, digo, não consigo ser diferente, sabem???
POde ser que lá no fundo, nos meus subterfúgios, seja uma forma de nunca contrapor alguém, de nuca discutir fortemente algo que eu acredite. Pode ser que eu, por ser covarde, nunca queira ter um embate forte com alguém.
Pode ser, mesmo, isso, viu. De verdade. Por que talvez aind não conheça todas minhas corvadias.
Mas, mesmo não tend essas certezas. Puxa!!
De tudo nessa vida, eu sempre tento olhar por esse lado, o lado bom.
O lado que amanhã pode ser melhor.
e se não houver amanhã, hoje eu acreditei que seria, e fiu dormir melhor.

Sei lá....
Com vocês me sinto a vontade de abrir o coração, bem lá no fundo!!
19/11/17, 22h26

Hoje Thaninha, publicou algo no grupo das Meninas e me fez refletir



..................................xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx........................
[20:34, 19/11/2017] Thania Rocha:

Vibração na física quântica significa que tudo é energia. Somos seres vibracionais.
Cada vibração equivale a um sentimento e no mundo "vibracional", existem apenas duas espécies de vibrações, a positiva e a negativa. Qualquer sentimento faz com que você emita uma vibração que pode ser positiva ou negativa.
São sete questões que você deve se atentar:

1ª – Os Pensamentos

Todo pensamento que você possui emite uma frequência para o Universo e essa frequência retorna para a origem, no caso, você!
Então se você tem pensamentos negativos, de desânimo, tristeza, raiva, medo, isso tudo vai voltar para você.
Por isso é tão importante que você cuide da qualidade dos seus pensamentos e aprenda a cultivar pensamentos mais positivos.

2ª – As Companhias

As pessoas que estão à sua volta influenciam diretamente na sua frequência vibracional.
Se você está ao lado de pessoas alegres, determinadas, você também entrará nessa vibração, agora se você se cerca de pessoas reclamonas, fofoqueiras e pessimistas, tome cuidado!
Pois elas podem estar diminuindo a sua frequência e como consequência te impedindo de fazer a lei da atração funcionar a seu favor.

3ª – As Músicas

Músicas são poderosíssimas. Se você só escuta músicas que falam de morte, traição, tristeza, abandono, isso tudo vai interferir naquilo que você vibra.
Preste atenção na letra das músicas que você escuta, elas podem estar diminuindo a sua frequência vibracional.
 E lembre-se: você atrai para sua vida exatamente aquilo que você vibra.

4ª – Coisas que você Assiste

Quando você assiste programas que abordam desgraças, mortes, traições, etc. seu cérebro  aceita aquilo como uma realidade e libera toda uma química no seu corpo, fazendo com que sua frequência vibracional seja afetada. Assista coisas que te façam bem e te ajudem a vibrar numa frequência mais elevada.                                               

5ª – O Ambiente

Seja na sua casa ou no seu trabalho, se você passa grande parte do tempo num ambiente desorganizado, sujo, feio, isso também afetará a sua frequência.
Melhore o que está à sua volta, organize e limpe o seu ambiente.
Mostre ao Universo que você está apto a receber muito mais. Cuide do que você já tem!

6ª – A Fala

Se você reclama ou fala mal das coisas e das pessoas, isso afeta a sua frequência vibracional.
Para você manter a sua frequência elevada é fundamental que você elimine o hábito de reclamar e de falar mal dos outros.
Então evite fazer dramas e se vitimizar. Assuma a responsabilidade pelas escolhas da sua vida!

7ª – A Gratidão

A Gratidão afeta positivamente a sua frequência vibracional, esse é um hábito que você deveria incorporar agora mesmo na sua vida.
Comece a agradecer por tudo, pelas coisas boas e ruins, por todas as  experiências que você já vivenciou.
A gratidão abre as portas para que as coisas boas fluam positivamente na sua vida.

Simples assim! Experimente!😉

Feliz e abençoado domingo !!!😃🙏🏼🤗🌞💓🌹

domingo, 12 de novembro de 2017

Pensando!!


A gente pensa e repensa
Pensa repensa
Dispensa e pensa
Repensa
Dispensa
Cheia!!
Dispensa
Dispensa
Cheia!!

E pensando no que pensa, a gente repensa,
Mas dispensa o que pensou,
E pensa,
E repensa!!
Dispensa
Sempre Cheia!!

sábado, 29 de julho de 2017

Minha Veia


É só a gente fazer as contas dos dias, desse tempo, e da linha história.
Música linda, lindo esse vídeo, a canção, o resgate.
O tempo é sempre nosso guia, ora pra lá ou pra cá!!
E nem termina o vídeo direito, porque é assim, nem tudo termina, vai indo, e não...
https://www.youtube.com/watch?v=WRldsfS9QHE
"Com esta música fagner foi campeão do festival de mpb de 1979"
"Muitas fronteiras à desvendar!!"


quinta-feira, 27 de julho de 2017

Trabalhar, Cansa!!

Trabalhar, Cansa!!

Tinha escrito isso um pouco antes...*
Uma, talvez, poesia:

Fui criada assim:
"O trabalho, enobrece o homem."
E lembrando,
Acordava com a "Rádio Batatinha",
Lá em Minas Gerais,
Com o passar do tempo, o
Zé Betio
"Manhê, manhê, é o Zé Betio. Aguarda Guerino; Joga água nele..."
Depois, foi a Rádio JovemPam
"Tá na hora, na hora, vãobora, vãobora..."
...
Hoje vejo que a hora pode ser amiga,
O tempo pode ser tudo,

Mas, trabalhar sem ser FELIZS,
Nem dá!!!



* momentos antes, umas 22h30, havia, estava mexendo com projeto da Feira Literária.. e tive um insite; e escrevi sobre o trabalho, o tempo, a hora. 
Daíi, escrevi. Mas, nesse ínterim, recebo a msg da Flavinha, dizendo que a mãe falecera. Tristeza total. Uma certa paralisia. ....
Dia 27/07/17... momentos ainda, em choque, de lembrar da minha mãezinha, Veiaaaa DuCRH...DonaLaura.


domingo, 23 de julho de 2017


23/07/17,

Misturado!!


 Lembrei da melância comida nos idos de 73, lá nas terras das minas gerais... Tinha um sabor de "num sei o futuro"...


Vendo o vídeo da AmandaNegraSim, e pensando...
Tudo é brinquedo em meio tanta luta ÁFRIKA Angola Benguela crianças vida aqui elas estava montando a casa delas para brinca e a irmã grita falta o Guaraná

5 Likes, 1 Comments - Amanda NegraSim (@amandanegrasim) on Instagram: “Tudo é brinquedo em meio tanta luta ÁFRIKA Angola Benguela crianças vida aqui elas…
WWW.INSTAGRAM.COM

terça-feira, 18 de julho de 2017

Sala

A Sala
A Sala é aquele local de recepção, de conversas, de sofás, e até de televisão, é da família, de gente, de festas;

A Cozinha
A cozinha é minha, é sua, é nossa. É nela que estou, que sou;
Nela me encontro, me refaço, me festejo, e te vejo;
Em entregas no chão, recostadas nos armários, no fogão, no batente, e no varão (noites inebriantes), 
Nos tijolos dessa nossa construção, com o bombril ligado à televisão, vejo nossa Revolução!!

Inspiração:
"Poemas Presos – Viviane Mosé
A maioria das doenças que as pessoas têm são poemas presos
Abscessos, tumores, nódulos, pedras…
São palavras calcificadas, poemas sem vazão.
Mesmo cravos pretos, espinhas, cabelo encravado, prisão de ventre…
Poderiam um dia ter sido poema, mas não…
Pessoas adoecem da razão, de gostar de palavra presa.
Palavra boa é palavra líquida, escorrendo em estado de lágrima.
Lágrima é dor derretida, dor endurecida é tumor.
Lágrima é raiva derretida, raiva endurecida é tumor.
Lágrima é alegria derretida, alegria endurecida é tumor.
Lágrima é pessoa derretida, pessoa endurecida é tumor.
Tempo endurecido é tumor, tempo derretido é poema.
E você pode arrancar os poemas endurecidos do seu corpo
Com buchas vegetais, óleos medicinais, com a ponta dos dedos, com as unhas.
Você pode arrancar poema com alicate de cutícula, com pente, com uma agulha.
Você pode arrancar poema com pomada de basilicão, com massagem, hidratação.
Mas não use bisturi quase nunca,
Em caso de poemas difíceis use a dança.
A dança é uma forma de amolecer os poemas endurecidos do corpo.
Uma forma de soltá-los das dobras, dos dedos dos pés, das unhas.
São os poemas-corte, os poemas-peito, os poemas-olhos,
Os poemas-sexo, os poemas-cílio…
Atualmente, ando gostando dos pensamentos-chão.
Pensamento-chão é grama e nasce do pé,
É poema de pé no chão,
É poema de gente normal, de gente simples,
Gente de Espírito Santo.
Eu venho de Espírito Santo.
Eu sou do Espírito Santo, eu trago a Vitória do Espírito Santo.
Santo é um espírito capaz de operar o milagre sobre si mesmo"
https://www.youtube.com/watch?v=U5IbJB4GEt0

Dora:
Eu sou de Minas Gerais, eu trago as Minas de amor.
As Minas sou eu, é você, somos nós!
Estão embaixo dos seus pés, Minas, Gerais!
Em todos os locais!
O Amor é capaz de explodir as Minas, Gerais!

sexta-feira, 30 de junho de 2017

VeiaDuCaralho!! - Dona Laura

Quis um novo caderno;
Um novo toque no celular
As coisas ficaram tudo besta

Estou ouvindo a sua voz falando comigo.
Nunca quero perder isso, meu Amor.
Veia do Meu Coração.
Ôô, Veia Ducaralho!!

Você cuidou de tudo com tanto zelo, carinho e amor.
Foi tão graciosa
Cheia de amor, sempre.
E deu a nós toda sua graça e leveza.


Tá doendo tanto.
Mas ao mesmo tempo passa um filme na cabeça
Dizendo que tudo bem.
Porque você parece havia pressentindo isso.
Mas ta doendo.

Sou tão grata.
Deveria ter outra palavra maior ainda que essa
Que pudesse expressar tudo que sinto.
Tudo que passamos juntas.
Você cuidou tanto de mim
Ai Meu Deus, que dor.
Eu Te Amo ontem hoje e amanhã.

Confissão:
Sempre quando pensava em deitar no colo
Era  seu colo que queria deitar.
Era contigo que imaginava afagando meus cabelos.
Ja fez tantos afagos nos meus cabelos.
Porque a Senhora sabia dar carinho,
Dar Amor, sem pedir nada.
Para a Senhora, minha Veia, meu amor, estou ouvindo essa letra, que está transbordando meu coração de tristeza, mas de tantas boas lembranças.

Sangrando - Gonzaguinha
Quando eu soltar a minha voz
Por favor entenda
Que palavra por palavra
Eis aqui uma pessoa se entregando

Coração na boca
Peito aberto
Vou sangrando
São as lutas dessa nossa vida
Que eu estou cantando

Quando eu abrir minha garganta
Essa força tanta
Tudo aquilo que você ouvir
Esteja certa
Que estarei vivendo

Veja o brilho dos meus olhos
E o tremor nas minhas mãos
E o meu corpo tão suado
Transbordando toda a raça e emoção

E se eu chorar
E o sal molhar o meu sorriso
Não se espante, cante
Que o teu canto é a minha força
Pra cantar

Quando eu soltar a minha voz
Por favor, entenda
É apenas o meu jeito de viver
O que é amar

Puxa, nem to com coragem de chorar junto com minha mãe essa dor que to sentindo.
Aí quero ligar mamãe, mas fico com medo porque vamos chorar, e essa dor fica.
19h49, 30/06/17
VeiaDuCaralho!!
Continua esquisito tudo isso.
Tentando.
...
E me perdoa se fui fraca e nem conseguir soltar o meu grito. É que foi tão dilacerante, que cortou a minha voz.
Fica aqui o meu pranto de agora; ele vem carregado de amor por você.
Vem cheio de histórias; de passado; de afagos, de beijos tão carinhosos que talvez nem consiga reproduzir.
Foram tantos os carinhos; e as entregas; e os olhares; e confidências; os soslaios trocados; os amores quase contados.
História de um grande amor, que será eterno.
Daqueles que grudam na gente, e nem se solta; que vai tomando conta do nosso corpo a cada encontro.
E foi acontecendo por ali, lá pelo idos de 1979, e o tempo foi passando;
Que deu tempo de a gente se amar.
E cresceu tanto, que tomou uma forma que nem digo!
Foi ali, uma coisa de umbigo!!
(pormenores? nem digo! Fica comigo, guardado no meu coração, que está todo transbordando de emoção, de rasgar essas frases; de beijar; de abraçar, de querer afagar-te esse tanto tempo, mãezinha do Coração !!).
Essa é a música que estou ouvindo desde quando ...
Música!! Gonzaguinha - Sangrando



sábado, 24 de junho de 2017

A Vida segue seu curso, mesmo sem você



A Vida segue, sempre!!

E você pode ou não estar aqui.

Estando aqui, você pode fazer a diferença hoje, porque amanhã, talvez, nem estará.

Então, a questão do hoje, é deveras relevante.
Mas nem tô dizendo que devemos atropelar, sair aí igual um desembestado.
Né, não!

O hoje é grandioso, tem vinte e quatro horas (mas isso, também é esquisito, por seu dia, pode até ter vinte e oito, dezenove horas, porque, quem marca seu tempo?).

É bom discutir conosco essa relação do fazer, do hoje, e os porques.

Porque também você pode num querer nada. E esse seu nada, pode ser tudo pra você.
Você já tá no mundo, já grandioso.

Por outro lado, pode pensar em deixar legados (ô palavrinha besta, sô).
Mas as palavras te o seu significado, e daí, aquilo que você fizer, vai reverberar (besta, também), em algum canto.

De novo, o que você fez, foi lá pras Minas Gerais (a Jennifer, foi, e tpa feliz). E a história contada dessa amiga, é poética, crescimento, é saber que algo que você fez, serviu pra algo.

Seria, dizer, que, o que se faz, tem retorno?

Que queremos lá no fundinho que nossa voz entoe? Ecoe?
Arriscaria na fala de que por vezes nem se pense tanto assim.
Simplesmente a ação ocorre. E o som da voz.
Falou?
Foi!
Ganha o mundo as suas palavras.
Suas ações!










domingo, 11 de junho de 2017

Microeconomia



Quando penso na Microeconomia, lembro da Economia Local, no seu bairro, na sua região.
Sempre pensei em fortalecer o bairro, fazendo algumas compras, que seja no mercadinho, na quitanda, no sacolão, no pipoqueiro, churrasquinho da rua, material de construção, cabeleireiro e por aí vai.

Tudo bem que você poderia dizer que é mais caro, que não acha tudo que procura, tudo bem!
Ainda assim, gosto disso. É um fomentar aquele espaço que moro, que acredito.
Acredito no meu entorno.

Mas, o vendedor, o comerciante, o trabalhador informal, precisa ter um mínimo de preocupação.
Ele vai se diferenciar de outro; e pode até, ser o melhor daquela região, quiçá, de outro bairro.

Porém, ele não pode oferecer produto vencido, produto estragado, produto que deva permanecer em uma geladeira ligada constantemente, e ele desligar a noite.
É preciso ter esse cuidado com seu cliente.

Você, comerciante local, precisa cuidar, zelar pelos seus produtos, dessa forma, continuaremos a comprar no seu estabelecimento!!




quarta-feira, 7 de junho de 2017

Mãe

Ôh, minha Mãe

Como posso retribuir a tudo que faz por mim?

Sou tão pequena nessa vida.

Acredito que Mãe tem propósito, tem algo mais.

Já até discuti isso com meu amigos/irmãos/ãs.
Nem sei se me entenderam.

Mas tenho que repetir!!

Minha Mãe,

Você faz tudo por mim, e a qualquer momento;
Você faz algo que eu nem imagino fazer;
Você acredita em mim, de qualquer forma;
Você vai à lugares e momentos que, talvez, ninguém, vá, só porque a gente te chamou,]E vai muito feliz, com toda sua energia;
(aqui, lembrei da minha Mãe indo no show de Viola Caipira lá da Casa de Cultura: ela foi sozinha, depois de a gente ter "discutido" que o momento seria bom pra ela ir; que ela iria gostar; e mesmo ela tendo lá seus 79 anos, e ter ido de ônibus; ela foi. E disse depois que foi e voltou feliz. E me pareceu mesmo estar feliz.)

E mãe é assim, elas vão, vão felizes, se dispõem a tudo por nós. (de um tudo!!)

Que posso eu dizer?
Somente a agradecer a minha linda Mãe, Dona Maria, que tanto me ensina a cada dia.

Obrigada, Mamãe!!



terça-feira, 23 de maio de 2017

Diário

Agora, passado esse tempo por aqui, no Blog, as vezes me pergunto qual é o propósito d ele existir.
Tem dia que tenho resposta; tem dia que simplesmente sem sei.

Mas o bom é estar aqui de vez em quando e botar pra fora.

Seja pra contar algo; agradecer; ou, apenas elucubrar.

Se passou mais de um ano, e eu desesperada com contas e contas. E, claro, tudo sempre dá certo. Ms existia aquela agonia mensal.

Ôh coisa ruim é preocupar com conta, viu.

E agora nesse mês, depois de tanto tempo, tô tranquila.

Ufa!!!

Gratidão total a tudo que tenho recebido.

E que eu possa retribuir de alguma forma.

domingo, 9 de abril de 2017

Gratidão!

Deus, obrigada.
Sinto tanto que recebo a sua força no meu corpo.

E agradeço à minha mãe, que, mesmo nem estando tão perto, e por vezes, nos encontramos menos, sempre dá um conselho; sempre me alerta sobre a vida; sempre que me doar o que ela tem.
E nos dias lembro sempre do tanto de força que ela tem e teve nesses anos.

Obrigada também às pessoas amigas, a família que escolhemos pra seguir nosso percurso terreno.
Elxs são paciente; são bravos; dão amor; brigam com a gente.

Só gratidão nesse domingo.